Lanche Saudável

Um Lanche Saudável e diferente a cada dia da semana.

O lanche é uma refeição cada vez mais esquecida por muitos portugueses, que o associam a crianças.
Mas esta refeição desempenha um papel essencial, facilitando o equilíbrio da sua dieta.

O dia a dia da comida portuguesa é tradicionalmente marcado por três refeições: pequeno almoço, almoço e jantar.
E é cada vez menos usual  considerar o lanche uma refeição completa, que assim se tem visto substituído por um simples café ao meio da tarde.

Basear a sua dieta em quatro refeições, incluindo um lanche, vai ajudá-lo a manter-se mais saudável.
O tempo que decorre entre o almoço e o jantar é longo, e o nosso corpo despende imensa energia nesse período.
Acumula-se o trabalho, a actividade física e o abundante stress.

As finalidades de um lanche composto por bons alimentos:

  • mantém a sua energia até à noite;
  • pode ingerir um almoço mais leve e mais fácil de digerir;
  • sente menos fome na hora do jantar;
  • e é menos tentado por alimentos gordurosos;
  • facilitando ainda uma boa oportunidade para se hidratar.

Um bom chá, um café, um Cappucinno, são perfeitos para esse papel.
Um produto lácteo pode ajudar: queijo fresco, iogurte, leite, etc., desde que não exceda 3 lacticínios por dia

O principal papel de um lanche é fornecer energia suficiente para ficar em boa forma durante as horas que o separam do jantar.
Produtos à base de cereais são uma excelente escolha.
Assim, o pão integral, o pão com sementes, os queijos magros, formam todos eles, diversificadas opções saudáveis.

Outro componente essencial a um lanche é a fibra, que poderá até ser uma simples fruta da estação.

Confira abaixo algumas das nossas sugestões para o seu Lanche Saudável.

Outros exemplos para esta sua importante refeição:

Iogurte grego e frutas vermelhas
Iogurte grego simples e frutas vermelhas variadas, formam um lanche rico em nutrientes.
Além de ser uma ótima fonte de cálcio e potássio, o iogurte grego é rico em proteínas.
E as frutas vermelhas são uma das melhores fontes de antioxidantes.

Requeijão com sementes de linhaça e canela
O requeijão é rico em proteínas.
As sementes de linhaça potenciam a perda de peso e o controle de açúcar no sangue.
A canela ajuda a reduzir o açúcar e melhora a saúde intestinal.

Chocolate amargo e amêndoa
Chocolate negro e amêndoa constituem um lanche digno dos Deuses.
O chocolate negro, com no mínimo 70% de cacau, é rico em flavanóis que diminuem a pressão sanguínea e o risco de doença cardíaca.
As amêndoas são ricas em gordura monoinsaturada, saudável para o coração e benéfico no controle do açúcar.
Em conjunto, ao reduzir o apetite, ajudam a perder peso.

Frutos secos: Nozes
As nozes são um lanche nutritivo por excelência.
Estão associadas a risco reduzido de doenças cardíacas e ajudam a prevenir certos tipos de cancro e depressão, entre outras doenças.

Pudim de chia
As sementes de chia são carregadas de fibra e podem ser incluídas em todos os tipos de dietas, incluindo dietas vegan e cetogênica.
São ricas em antioxidantes que ajudam a reduzir a inflamação e melhorar a saúde do coração.

Fruta
Lanches saudáveis não necessitam de ser complicados. Uma peça de fruta pode ser bastante satisfatória.
Por fruta entenda-se bananas, maçãs, peras, uvas, toranjas e laranjas.

 

A Pastelaria Francesa:

Não gostaríamos de terminar sem lhe confessar que até uma parte substancial da nossa pastelaria, se pode considerar saudável ou, no mínimo, menos prejudicial a quem pretenda manter-se saudável.
E porquê? porque na base da Pastelaria Fina Francesa está a utilização de:

  • farinha de amêndoa (adocicada pela amêndoa),
  • o cacau (70%) adocicado q.b.,
  • e o doce das frutas.

Tudo em conjunto, dispensa a adição de açúcar em excesso. Aquele “maléfico” açúcar, do qual se pretende libertar.

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